UM ARQUITETO POLÊMICO

SANTIAGO CALATRAVA

Arquiteto Polêmico - Santiago Calatrava - mauriciogebaraarquitetura.com - arquiteto - arquitetura

Santiago Calatrava (Valência, 1951) é elogiado no mundo todo, mas suas obras, além de reconhecimento, arrastam polêmicas e batalhas judiciais. Sobrecustos, atrasos ou goteiras mancharam a excelência de vários dos seus projetos, grande parte deles financiados com dinheiro público.

A última dor de cabeça do arquiteto veio do intercambiador de transportes do novo World Trade Center de Nova York, uma das joias da reconstrução da Zona Zero após os atentados do 11 de setembro de 2001. O projeto, inspirado em um pássaro com as asas abertas, já deveria ter sido inaugurado. Alvo de polémica por ter duplicado seu orçamento inicial até os 3,5 bilhões de dólares lidou recentemente com filtrações de água na sua estrutura.

A água foi um problema em outros edifícios de Calatrava na Espanha. Em 2013, descobriram-se goteiras em um dos prédios da Cidade das Artes e as Ciências de Valência, um complexo arquitetônico e cultural símbolo da modernização da cidade. A tradicional família Domecq, proprietária de um império de vinhos na Espanha, cobrou de Calatrava na Justiça os dois milhões de euros custava consertar a coberta desenhada por ele para acolher uma das suas adegas e que estava com goteiras.

Em 2014, um juiz de Oviedo, na região espanhola de Astúrias, condenou Calatrava a pagar uma indemnização de três milhões de euros a uma construtora pelas falhas detectadas na execução da obra do Palácio de Congressos da cidade.

Outro dos principais litígios contra o arquiteto travou-se em Venécia, na Itália, onde o Tribunal de Contas o acusou de falhas e custos não previstos na construção da ponte da Constuiçao. O Ministério Público chegou a pedir uma indemnização à Prefeitura de quatro milhões de euros, mas Calatrava foi absolvido em março.

O arranha-céu Turning Torso, uma torre residencial em Malmoe (Suécia) teve um sobrecusto de 170 milhões de euros, o que provocou várias demissões políticas na cidade. Calatrava tem recebido vários prêmios pelo desenho do projeto.

https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/18/cultura/1450454656_343213.html