Chamada de “Tornando os prédios federais bonitos novamente”, o rascunho da lei foi divulgada e provocou revolta do Instituto Americano de Arquitetos
A revista norte-americana Architectural Record revelou na terça-feira, 04/02, o desejo do Presidente Donald Trump de criar uma lei que obriga que todos os edifícios federais devem ser construídos no estilo arquitetônico clássico.
O periódico teve acesso a um rascunho da ordem chamada “Making Federal Buildings Beautiful Again“, em tradução literal “Tornando os prédios federais bonitos novamente”. Em resposta a proposta de Trump, o Instituto Americano de Arquitetos (AIA) pediu aos seus membros que assinem uma carta aberta ao governo Trump na qual a organização afirma ser “forte e inequivocamente” contra a mudança.
“As decisões de design devem ser deixadas ao designer e à comunidade, não aos burocratas em Washington, DC”, escreveu a organização na carta aberta. “Todos os estilos arquitetônicos têm valor e todas as comunidades têm o direito de pensar nos prédios do governo, destinados à servi-las.”
De acordo com a AIA, a “arquitetura clássica”, definida pela Casa Branca no rascunho da nova lei, deriva da arquitetura clássica grega e romana, e que quaisquer referências ao brutalismo, estilo que remonta à década de 1950, seriam totalmente proibidas. Embora as diretrizes apontadas no documento permitam a inclusão de outros estilos arquitetônicos, a AIA afirma que as regras são tão rigorosas que limitariam a criatividade. Até o momento, a Casa Branca não se posicionou oficialmente em relação ao assunto.
JULYANA OLIVEIRA | FOTO GETTY IMAGES