Terraço: o que é, dicas e fotos incríveis

Terraço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquieto - arquitetura

O que é um terraço?

A palavra terraço vem do latim e significa terra. Ok, mas qual a relevância disso? O termo serve para indicar que o terraço é um ambiente construído em um local alto, acima do solo, ou melhor dizendo, sobre a cobertura de casas e apartamentos.

E é aí que mora o grande diferencial do terraço em relação aos demais ambientes abertos que existem por aí. Esse espaço se caracteriza, sobretudo, pela vista privilegiada ao redor. Por estar acima do nível do chão e ser um espaço completamente aberto, o terraço proporciona a contemplação da paisagem, seja ela urbana ou rural.

Outra característica dos terraços é que eles são feitos para receber o sol e a luz natural. Contudo, isso não impede que alguns projetos de terraço possuam coberturas. Afinal de contas, em dias muito quentes uma sombra cai bem.

Mas para que serve o terraço? Esse espaço não é apenas o local perfeito para contemplar a vista, mas também pode ser o ambiente ideal para construir um pequeno refúgio dentro de casa, com mobílias aconchegantes e acolhedoras.

O terraço ainda pode ir um pouco mais além e oferecer experiências gastronômicas. Não é a toa que o termo “terraço gourmet” tem feito tanto sucesso. Piscinas e jacuzzis também podem ser usadas no espaço para completar a diversão e os momentos de relaxamento.

Terraço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquieto - arquitetura

Qual a diferença entre terraço, varanda e sacada?

Você já sabe o que é um terraço e para que ele serve, mas o que o diferencia de outros espaços, como as varandas e as sacadas?.

Entender a diferença entre os termos é importante para que você possa montar e equipar esses espaços da melhor maneira possível.

Pois então vamos lá!

Começando pelas varandas. Muito em alta no momento, as varandas, especialmente as de estilo gourmet, são quase itens obrigatórios nas novas plantas de casas e apartamentos. Esse espaço se caracteriza pela cobertura, geralmente de vidro, madeira ou telhas, e por estarem anexadas aos ambientes internos da casa. As varandas podem ser construídas na entrada da casa ou nos corredores laterais, percorrendo o espaço externo e ligando-o com o interno.

Terraço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquieto - arquitetura

Já as sacadas são projeções arquitetônicas que não acompanham os limites das paredes internas, expandindo-se para “fora” da construção. Os apartamentos e sobrados são os lugares preferidos para construção de sacadas. Esses espaços são ligados a cômodos internos e acessados por portas, como as do tipo balcão.

Entendeu a diferença? Agora é só classificar os espaços externos que você tem aí na sua casa e começar a projetá-los da melhor maneira possível.

Para relaxar e descontrair

Impossível negar a importância de um terraço quando o assunto é relaxamento e descontração. Um espaço como esse, equipado e decorado de modo planejado, pode ser tudo o que você precisa depois de um dia estressante.

Terraço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquieto - arquitetura

Aproveite a ideia do terraço gourmet e faça uma hortinha. Já pensou cozinhar e poder se servir de ervas, temperos e hortaliças sempre fresquinhas?

Para ter mais privacidade

Por estar acima do solo, o terraço também é perfeito para quem deseja usufruir de mais privacidade nos momentos de lazer. Com ele é possível montar uma área privativa sem se preocupar em ser incomodado pelos olhares curiosos que vem da vizinhança.

Para se perder no horizonte

E como deixar de citar a vista maravilhosa que você pode ter a partir do terraço? Dá para passar horas contemplando o horizonte que se descortina na frente do terraço.


https://www.decorfacil.com/terraco/