Berliner Ensemble se prepara para reabrir em setembro, mas com criatividade e regras de distanciamento social
O Berliner Ensemble, na capital da Alemanha, removeu aproximadamente 500 dos seus 700 assentos para estar alinhado com as regras de distanciamento social do país e se organizar para sua reabertura em setembro.
O teatro opera desde o século 19, e compartilhou no Twitter a imagem de sua plateia para dar aos visitantes uma ideia do que eles vão vivenciar com a lenta reabertura das instituições culturais no país, após a pandemia do COVID-19.
Cerca de 70% dos assentos do auditório foram removidos, e serão renovados até que eles possam ser incorporados na plateia novamente. “Estamos tentando criar uma solução criativa para esse momento”, contou Oliver Reese, diretor criativo da Berliner Ensemble. “O auditório parece agora com uma instalação de arte. Não são apenas fileiras vazias”, finalizou.
O uso de máscaras faciais, além da distância de 1.5 metros e a presença e o uso de álcool em gel permanecem como medidas importantes durante a abertura. O teatro também declarou os novos procedimentos para evitar uma segunda onda de contágio do vírus: “os ingressos serão verificados sem contato, e haverá um sistema de controle de multidões durante a entrada”, declarou Reese.
De acordo com ele, os apresentadores continuarão com a mesma energia de apresentação para o público reduzido. “Precisamos lembrar que essa retirada de assentos é temporária. Tenho certeza que nossos artistas performarão com a mesma energia seja para 200 ou 700 pessoas”, finalizou.