O ME Dubai Hote, no edifício Opus, possui interiores revestidos de mármore e ouro e linhas orgânicas que garantem sensação de movimento
O Edifício Opus, em Dubai, abriga o ME Hotel: o único hotel do mundo que possui interior e exterior assinado pela arquiteta Zaha Hadid, morta em 2016. O empreendimento foi inaugurado em março deste ano.
Mas somente este mês o escritório Zaha Hadid Architects divulgou imagens dos interiores do Opus. O lobby central, além do teto de vidro, é formado por linhas orgânicas que passeiam pelo projeto de iluminação e pelas passarelas dos andares superiores, que criam sensação de movimento.
A área social conta com cásulos para abrigar os hóspedes. Os espaços voluptusos são revestidos por ouro, assim como a parede da recepção. Os móveis incluem peças assinadas por Hadid, como o sofá Petalinas e o Ottomans. Já os balcões e o piso são de mármore.
O hotel conta com 93 acomodações para hóspedes. Nelas, os banheiros têm pias e chuveiros também criações da arquiteta. Os itens são parte da coleção Vitae, de 2015, para a Noken Porcelanosa.
Para relembrar
O edifício tem duas torres envidraçadas adjacentes, com 100 metros de altura, que formam um cubo, com um vazio de oito andares que parece ter sido esculpido a partir do centro. Essas torres são conectadas por um térreo de quatro andares e uma ponte assimétrica com 38 metros de largura e três andares, suspensa a 71 metros do solo. O núcleo oco permite que as pessoas no centro do edifício possam ver o exterior.
O projeto foi revelado pela primeira vez em 2007 pela arquiteta. Ele foi originalmente concluído em 2018, mas sua finalização foi adiada devido a atrasos de construção. Finalmente aberto, o estabelecimento destaca-se na imensidão de luxo de Dubai.
JULYANA OLIVEIRA | FOTOS LAURIAN GHINITOIU