O minimalismo molda a arquitetura há mais de um século, abraçando novos materiais e rejeitando ornamentos, o movimento modernista fundamentou a arquitetura minimalista através da forma e função racionais. Ao longo do século XX, os arquitetos retomaram o minimalismo ao trabalhar com vidro, aço e concreto armado, porém com o tempo, tornaram-se condicionados também ao custo e estética dessas construções.
Com foco na arquitetura residencial, os seguintes projetos contrastam abordagens simples, e minimalistas em ambientes rurais. Como projetos contemporâneos, eles têm como característica volumes puros, com atenção aos materiais e detalhes. Tanto as construções isoladas e em conjunto demonstram como os arquitetos projetaram as casas e retiros em torno de diversos programas, paisagens e vistas.
Cita: Baldwin, Eric. “Minimalismo contemporâneo: a arquitetura dos retiros rurais” [Minimalist Modern: The Architecture of Rural Retreats] 15 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado 17 Fev 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/933002/minimalismo-contemporaneo-a-arquitetura-dos-retiros-rurais> ISSN 0719-8906