HONRA DA ARQUITETURA

Yvonne Farrell e Shelley McNamara recebem o Prêmio Pritzker 2020

Este ano, a maior honra da arquitetura, o Prêmio Pritzker, foi concedido às irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, da Grafton Architects. As laureadas de 2020, que são educadoras e arquitetas, reconhecidas por suas abordagens poderosas, porém delicadas. Suas intervenções contextuais e modernas são muito atentas à história, demonstrando altos níveis de sensibilidade e habilidade.

Em pouco mais de 40 anos, a dupla concluiu vários projetos que ajudaram a melhorar as cidades e responder às necessidades locais na Irlanda, Reino Unido, França, Itália e Peru. Farrell e McNamara, são as duas primeiras irlandesas a receberem o Prêmio Pritzker, além de serem as 47ª e 48ª laureadas pela premiação.

As arquitetas são hábeis e bem-sucedidas trabalhando em diversas escalas – desde grandes edifícios institucionais até uma casa de pouco mais de 100 metros quadrados. Sem gestos grandiosos ou frívolos, elas conseguiram criar edifícios que são presenças institucionais monumentais, quando apropriado, mas, mesmo assim, são divididos em zonas e detalhados de maneira a produzir espaços mais íntimos que criam uma comunidade interior. Em seus grandes edifícios, como o Campus Universitário UTEC (2015) em Lima, Peru ou a Escola de Economia (2008) da Universita Luigi Bocconi, elas alcançaram uma escala humana através da composição de espaços e volumes de diferentes tamanhos. Os diálogos que elas criam entre edifícios e arredores demonstram uma nova apreciação de suas obras e local.

Cita: Harrouk, Christele. “Yvonne Farrell e Shelley McNamara recebem o Prêmio Pritzker 2020” 03 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado 4 Mar 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/934793/yvonne-farrell-e-shelley-mcnamara-recebem-o-premio-pritzker-2020> ISSN 0719-8906