Cada sociedade ou país difere em muitos aspectos sociais, culturais e econômicos assim como as perspectivas ou prioridades de um governo para o desenvolvimento de um sistema de habitação sociai pode distinguir-se em quantidade, custo, sistemas construtivos ou localização no contexto urbano, dados que apenas contribuem para que arquitetos procurem sempre desenvolver soluções únicas para cada caso específico.
No México, a habitação social está voltada para o atendimento de famílias e cidadãos de baixa renda e é promovida através de um sistema de auto-ajuda, onde as famílias desempenham um papel importante na construção de suas próprias casas. Nos últimos dez anos, vários programas foram introduzidos para promover o acesso à moradia em todo o país. Os programas “Tu Casa” e “Vivienda Rural” oferecem subsídios para construção de novas casas, para a compra de casas já construídas e também para projetos de reforma.
Em 2007, o programa “Esta es tu Casa” foi introduzido para ajudar famílias com renda inferior a cinco salários mínimos a comprar, construir ou reformas casas. A produção de habitação sociais no México agora está incorporando certas prioridades como sustentabilidade e re-densificação de regiões urbanas centrais.
Cita: Walsh, Niall. “Habitação social: estratégias e soluções em seis países” 27 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 27 Jan 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/932116/habitacao-social-estrategias-e-solucoes-em-seis-paises> ISSN 0719-8906