Cada sociedade ou país difere em muitos aspectos sociais, culturais e econômicos assim como as perspectivas ou prioridades de um governo para o desenvolvimento de um sistema de habitação sociais pode distinguir-se em quantidade, custo, sistemas construtivos ou localização no contexto urbano, dados que apenas contribuem para que arquitetos procurem sempre desenvolver soluções únicas para cada caso específico.
A habitação social nos Estados Unidos geralmente assume a forma de “habitação subsidiada” e é administrada por agências federais, estaduais e municipais. O subsídio permite às famílias aceder ao sistema com taxas inferiores às de mercado, fazendo com que as famílias não comprometam mais do que 30% de sua renda da familiar.
A elegibilidade para se ter acesso ao sistema público de acesso à moradia nos Estados Unidos é baseada na renda bruta anual das famílias, além de contemplas imigrantes, idosos e pessoas com deficiência.
Cita: Walsh, Niall. “Habitação social: estratégias e soluções em seis países” 27 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 27 Jan 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/932116/habitacao-social-estrategias-e-solucoes-em-seis-paises> ISSN 0719-8906