Cada sociedade ou país difere em muitos aspectos sociais, culturais e econômicos assim como as perspectivas ou prioridades de um governo para o desenvolvimento de um sistema de habitação sociai pode distinguir-se em quantidade, custo, sistemas construtivos ou localização no contexto urbano, dados que apenas contribuem para que arquitetos procurem sempre desenvolver soluções únicas para cada caso específico.
Está na constituição espanhola o direito à moradia para todos os cidadãos espanhóis. Entretanto, o país tem enfrentado uma crise imobiliária ao longo dos últimos anos e o aumento nos preços dos aluguéis são regulamentados pelo Estado à cada cinco anos de acordo com a inflação do mesmo período.
Diferentemente de muitos países da União Européia, o estoque de moradias na Espanha é quase inteiramente ocupado pelo próprio proprietário, com 95% das unidades de habitação social ocupadas pelos próprios proprietários e não pelas instituições promotoras.
Cita: Walsh, Niall. “Habitação social: estratégias e soluções em seis países” 27 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado 27 Jan 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/932116/habitacao-social-estrategias-e-solucoes-em-seis-paises> ISSN 0719-8906