Guia de arquitetura de SP, com 12 percursos

A PUBLICAÇÃO, ORGANIZADA PELO ARQUITETO E PROFESSOR FABIO VALENTIM E EDITADA PELA EDITORA ESCOLA DA CIDADE EM PARCERIA COM A WMF MARTINS FONTES, PROPÕE CONHECER MELHOR A CAPITAL PAULISTA E SEUS ARREDORES PERCORRENDO 124 CONSTRUÇÕES MODERNAS SIGNIFICATIVAS

Guia de Arquitetura de SP - mauriciogebaraarquiteura.com - arquiteto - arquitetura

No dia 19 de novembro, a Editora Escola da Cidade lançou ‘Um guia de arquitetura de São Paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos’, organizado pelo arquiteto e professor Fabio Valentim, publicação que traz uma seleção de obras relevantes na história recente da arquitetura moderna paulistana e seus desdobramentos.

O evento contou com uma roda de conversa reunindo Lorenzo Mammi (crítico de arte), Marta Bogéa (arquiteta), e Fabio Valentim, com mediação de Francesco Perrotta-Bosch (crítico da Folha de S.Paulo).

A ideia norteadora do livro é que, a partir de uma significativa amostragem de 124 construções – cuja diversidade abrange parques, escolas, conjuntos habitacionais, torres comerciais e outros projetos das mais variadas funcionalidades –, o guia apresente 12 roteiros que não se limitem às áreas centrais, contemplando também obras de zonas periféricas e mesmo de municípios vizinhos.

Incorporando ainda construções mais recentes, mas já suficientemente reconhecidas, a publicação convida o leitor a conhecer a cidade em sua larga extensão e, assim, compreender a complexidade de sua escala e admirar sua diversidade.

“Poucas cidades no mundo dispõem de um acervo de edifícios modernos tão rico como o de São Paulo. De obras públicas a residências, grandes criações arquitetônicas se espalham por sua mancha urbana, mas podem passar despercebidas por olhares que se perdem no aglomerado de prédios.

Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha são apenas alguns dentre tantos importantes arquitetos que aqui construíram”, explica Valentim.

Os textos sobre as obras foram escritos por professores da Escola da Cidade e as imagens feitas por fotógrafos profissionais, ex-alunos e estudantes. Na abertura, um pequeno ensaio fotográfico de Lalo de Almeida apresenta São Paulo e seus moradores, a partir dos percursos sugeridos.

Para viabilizar este projeto e reunir o material, a editora teve o apoio de professores, alunos e ex-alunos, funcionários e simpatizantes da Escola da Cidade. O guia também celebra a primeira parceria com a WMF Martins Fontes, editora com participação fundamental na publicação de obras de arquitetura no país. O evento de lançamento é apoiado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Um guia de arquitetura de São Paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos
Autor Fabio Valentim (org.)
Coedição WMF Martins Fontes/Escola da Cidade: 1º Ano: 2019 .

https://www.arcoweb.com.br/noticias/noticias/lancamento-guia-de-arquitetura-de-sp-com-12-percursos