GRANDES VÃOS E TRANSPARÊNCIA COM USO DE AÇO

Uso de Aço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquitetura - arquiteto

O EDIFÍCIO OXI, EM CURITIBA, CONTA COM PILARES E VIGAS EM AÇO COM DIMENSÕES VARIÁVEIS, PERMITINDO UMA ESTRUTURA LEVE E COM GRANDES VÃOS. JÁ AS FACHADAS CRIADAS COM CHAPAS PERFURADAS DE AÇO GARANTEM A PERMEABILIDADE VISUAL DO PROJETO DE AUTORIA DO ESCRITÓRIO LUIZ VOLPATO ARQUITETURA

Os elementos construtivos do edifício OXI criam sua identidade visual e refletem o DNA das empresas que ocupam seu interior: um escritório de arquitetura e outros dois especializados em projetos estruturais. Composta por dois blocos idênticos e paralelos, implantados respeitando a característica longilínea do terreno, a edificação possui estrutura em aço, lajes em concreto e vedações em chapas de aço e vidro.

Os materiais empregados e o layout do edifício, com grandes vãos em exposição, garantiram a permeabilidade visual sem deixar de lado o conforto térmico. “Os vãos permitem uma compreensão clara do corpo do edifício, contribuindo para uma obra atemporal”, explica o arquiteto Luiz Volpato, autor do projeto.

Para obter uma estrutura leve e que viabilizasse a criação desses vãos, a edificação recebeu pilares e vigas em aço com dimensões variáveis, predominando o uso de perfis de 200 x 200 milímetros nos pilares e de 200 x 150 milímetros nas vigas. “Usamos perfis laminados parafusados para pilares e vigas”, destaca Volpato.

Uso de Aço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquitetura - arquiteto

Reforçando a transparência da proposta arquitetônica, os fechamentos laterais foram feitos com chapas perfuradas de aço patinável. Eles atuam como uma segunda pele, sem prejudicar o diálogo entre interior e exterior gerado pelo uso de vidro piso-teto que fecha as lajes de cada pavimento, simulando borda infinita.

Uso de Aço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquitetura - arquiteto

Os brises frontais foram executados com barras de aço do tipo vergalhão em seis camadas, amarradas com arame recozido entre si e finalizadas com perfis cartola nas bordas. O aço também é o material da estrutura da cobertura, que teve, porém, sua laje executada em concreto pré-moldado com capa de solidarização de 7 centímetros.

Uso de Aço - mauriciogebaraarquitetura.com - arquitetura - arquiteto

O uso de aço no projeto também se justifica, de acordo com o arquiteto, pelo resultado estético que ele confere ao produto acabado. Dispensando acabamentos, assim como o concreto lapidado, a madeira de demolição e o vidro, o material permite uma obra mais sustentável e resistente à ação do tempo.

https://www.arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/grandes-vaos-e-transparencia-com-uso-de-aco