Escolas do futuro: Como o mobiliário influencia no aprendizado

Benefícios da boa escolha de mobiliário

Escolas do Futturo - Mobiliário - Aprendizado - mauriciogebaraarquitetura.com - arquiteto - arquitetura
Woodland Elementary School / HMFH Architects. Image Cortesia de HMFH Architects

Escrito por Audrey Migliani

É um direito dos estudantes, educar-se em um ambiente segurosaudável (ambientalmente falando) e atrativo. Especialmente quando se trata de alunos com idades mais jovens, quando a importância de todos esses fatores é ainda mais evidente. No que diz respeito à ergonomia das cadeiras, por exemplo, está comprovado que, quando inadequada, prejudica muito a concentração e o desenvolvimento da caligrafia, por exemplo.

É sabido também, que a eficiência do método tradicional de ensino está sendo cada vez mais questionada e, ao mesmo tempo, a qualidade de metodologias alternativas está sendo cada vez mais considerada nas escolas do século XX. Em outros artigos abordamos com mais detalhes sobre o ambiente montessoriano e sobre a atmosfera dos interiores waldorfianos.

mobiliário deve ser flexível para possibilitar diversas opções de organização espacial, garantindo que se adeque facilmente a qualquer atividade proposta pelo currículo escolar de forma rápida e silenciosa.

Abordaremos neste artigo a respeito da importância da escolha do mobiliário e alguns aspectos que devem ser considerados na hora de organizá-lo no layout de salas de aula para as escolas do futuro.

Por esses e tantos outros motivos, é possível afirmar que existe uma trilogia fundamental para que o aprendizado seja bem sucedido: a qualificação do corpo docente, o interesse dos alunos e as qualidades do ambiente de estudo: a sala de aula. Dentre eles, o que cabe a nós enquanto arquitetos projetistas é proporcionar espaços de estudo: conforto ambiental, layout funcional, composição de revestimentos que favoreçam o raciocínio e mobiliário de qualidade.

Optar por mobiliário de qualidade indica ao usuário (no caso, as crianças) que houve preocupação com elas. Por isso, é bem provável que haja maior sentimento de pertencimento, e consequentemente, maior respeito por parte delas com o ambiente ao seu redor.

Matéria completa no site: https://www.archdaily.com.br/br/938231/escolas-do-futuro-como-o-mobiliario-e-o-layout-pode-influenciar-na-aprendizagem?utm_medium=email&utm_source=ArchDaily%20Brasil&kth=4,587,130