Andrade Morettin Arquitetos
SUBTRAIR PARA SOMAR
A SUPRESSÃO DE PILARES NOS VÉRTICES DA IMPLANTAÇÃO CRIA ZONAS COM PÉS-DIREITOS DISTINTOS NO TÉRREO QUE, ALÉM DE VALORIZAREM A ESPACIALIDADE DO PAVIMENTO SEMI-PÚBLICO, CORRESPONDEM À INTENÇÃO DOS ARQUITETOS DE MENCIONAR, COM OS VAZIOS, OS VOLUMES DAS CONSTRUÇÕES QUE EXISTIAM NO LOCAL. A ARQUITETURA DO POP +, EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS PROJETADO PELO ANDRADE MORETTIN ARQUITETOS, OSCILA DA REGULARIDADE À DIVERSIDADE PARA QUALIFICAR O EMPREENDIMENTO
O Pop + está centralizado no terreno de 30 metros de largura por 50 metros de profundidade, mas apesar da regularidade do posicionamento e da paginação das fachadas e dos materiais, bem como da volumetria, o projeto é qualificado pela variedade espacial. Para tanto, atuam dois fatores principais: há vazios que transpassam os pavimentos – parte dos escritórios é do tipo dúplex – e, sobretudo, se destaca a supressão dos pilares citada acima.
É notável a semelhança do projeto, conforme publicado em 2017, com a obra pronta, exceto as mudanças ocorridas no térreo. Saiu a loja da fachada frontal e, no seu lugar, aumentou a área de estar junto ao passeio público.
O Pop + foi vencedor do Prêmio IABsp 2019, na categoria Edifício Residencial, e é o quatro projeto do Andrade Morettin Arquitetos realizado pela Idea!Zarvos.
Fotos: Nelson Kon
https://www.arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/andrade-morettin-arquitetos-edificio-pop–sao-paulo-1