Assim como o cobogó e o brise-soleil, o muxarabi é um elemento arquitetônico com a função de diminuir a incidência solar no interior das edificações, atuando como um “filtro” que deixa livre a circulação do ar. Por serem constituídos tipicamente por treliçados de madeira, os painéis de muxarabis possuem a vantagem de serem mais leves e possuírem uma aplicação mais limpa quando comparados aos cobogós, por exemplo, já que não é necessário o uso de argamassa para fixar os elementos.
De origem árabe, o muxarabi começou a ser utilizado no Brasil no período da colonização portuguesa e, ainda que sua aplicação tenha diminuído com o surgimento de novos recursos para filtrar a radiação solar, ainda é possível encontrar projetos contemporâneos no país que utilizam esse elemento.
Veja a seguir projetos de residências com muxarabis:
Cita: Susanna Moreira. “Casas brasileiras: 11 residências com muxarabis” 21 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado 22 Jan 2020. <https://www.archdaily.com.br/br/932008/casas-brasileiras-11-residencias-com-muxarabis> ISSN 0719-8906