O curso de pós-graduação Building Beyond Borders, organizado pela Universidade de Hasselt, consiste em pesquisas práticas para a construção de um centro cívico em uma vila rural.
Produção material, contratação, narrativa, troca de conhecimento, organização comunitária, engajamento afetivo: o programa de pós-graduação Building Beyond Borders, organizado pela Universidade de Hasselt, na Bélgica, tem uma visão ampla da arquitetura e promove a pesquisa prática em áreas marginais da construção de edifícios de baixo custo. O programa inclui uma série de oficinas, palestras, sessões de design e construção em campo, integrando questões teóricas com atividades e problemas práticos.
O foco da primeira ação de investigação da universidade é a pequena vila de Ouled Merzoug, localizada no interior rural de Marrocos. O objetivo de Construir Além das Fronteiras é ajudar a comunidade local a construir uma nova Casa das Mulheres: um local para reuniões, trabalho e aprendizado, onde os moradores podem compartilhar seus trabalhos com seus compatriotas e visitantes.
A nova estrutura, localizada no topo de uma colina, é composta por dois volumes desarticulados para acompanhar a conformação da terra, manter os caminhos informais dos moradores e estabelecer relações visuais com o resto da vila.
As duas seções apresentam um envelope de pedra, da mesma rocha de granito que emerge sobre toda a colina. O teto é feito de madeira e juncos, enquanto o interior é de terra bruta, de uma característica cor avermelhada. A Casa das Mulheres parece, portanto, sempre fazer parte de uma paisagem ainda dura e aparentemente inabitável.
Todo material usado é extraído localmente e trabalhado em colaboração com artesãos locais, para desencadear uma troca de conhecimentos úteis para estudantes e moradores.
Matéria completa no site: https://www.domusweb.it/en/architecture/gallery/2020/04/30/architecture-education-and-community-a-womens-house-in-morocco.html