Projeto também contará com painéis solares na fachada e teto verde para dar acesso à natureza
A nova sede da multinacional australiana de softwares Atlassian em Sydney será a torre de madeira mais alta do mundo: com 40 andares distribuídos por 180 metros, o projeto incorporou a madeira à sua estrutura em um método de construção híbrido que visa diminuir a pegada de carbono do projeto. Além disso, a fachada do edifício terá painéis solares, para que o local possa operar utilizando 100% de energia renovável assim que for inaugurado. O projeto, assinado pelos estúdios SHoP Architects e BVN, está previsto para ser concluído em 2025.
A nova sede faz parte das metas de sustentabilidade da Atlassian, que promete zerar suas emissões de carbono e utilizar 100% de energia renovável até 2050. Por isso, a fachada foi projetada para potencializar o calor gerado pelo clima quente de Sydney e transformá-lo em energia, o que também reduz as emissões de carbono. Ao usar uma estrutura híbrida com madeira, reduzindo o uso de concreto e cimento, o prédio também tem um volume indireto de emissões associado à sua construção que é até 50% menor quando comparado a uma construção tradicional.
Além da estrutura moderna, a fachada do edifício, arejada, permite boa ventilação nos interiores do prédio, onde um paisagismo caprichado reforça ainda mais a ideia sustentável por trás do projeto. Jardins internos, teto verde e muita luz natural completam o clima agradável dentro do local.