Escola de samba fará a homenagem em seu enredo na Marquês de Sapucaí
A Unidos da Tijuca vai homenagear a Arquitetura e o Urbanismo no carnaval 2020. A escola de samba já se prepara para entrar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, às 22h45 de segunda-feira (24) mostrando a capacidade do homem ao longo do tempo de criar espaços que possam servir de abrigo para diferentes atividades. A cantora Lexa é a Rainha de Bateria.
Das edificações antigas às cidades modernas, o enredo vai transitar por templos, castelos, monumentos, casas, prédios, conjuntos habitacionais, parques, praças, ruas e avenidas, trazendo a sensibilidade dos profissionais da área que ajudam a erguer palácios, igrejas, casas, vilas, cidadelas e metrópoles.
O primeiro setor será focado na Antiguidade, reproduzindo edifícios monumentais construídos para cultuar divindades, abrigar sarcófagos e proteger suas cidades. Essas obras resistiram por milhares de anos e inspira ainda hoje com suas ruínas.
Em seguida vem a ala que mostra a arquitetura brasileira, das construções indígenas, como ocas e malocas de madeira, folhas e fibras, ao que vemos hoje, passando pela influência portuguesa e africana ao longo dos séculos, citando nomes como Aleijadinh
O terceiro setor no desfile chama a atenção para o crescimento das cidades e as influências do desmatamento e poluição nos ambientes, mostrando na ala seguinte como áreas verdes e planejadas fazem a diferença na qualidade de vida e boa infraestrutura.
A homenagem vem no ano em que a cidade é considerada Capital Mundial da Arquitetura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e vai sediar importantes eventos internacionais da área, como o 27º Congresso Mundial de Arquitetos e o Fórum Mundial de Cidades, além de exposições e concursos públicos