Projeto renovou completamente um espaço já existente do Hyades Mountain Resort, na Grécia, e utilizou madeira em formas curvadas do piso ao teto para criar um ambiente acolhedor
Se pararmos para refletir, a caverna foi uma das primeiras moradas da humanidade: nos tempos pré-históricos, o local era sinônimo de refúgio para os homens. Foi pensando neste conceito que os arquitetos Apostolos Mitropoulos e Thanos Zervos, do escritório Tenon Architecture, chegaram ao design final para este espaço no Hyades Mountain Resort, na Grécia. Ao serem incumbidos de renovarem completamente a área do resort, os arquitetos trocaram a pedra por madeira e criaram esta “caverna”, coberta do piso ao teto com o material, para criar um espaço que evocasse a sensação de acolhimento.
A “caverna” é dividida em dois ambientes: a área interna, que abriga dois espaços para dormir e uma cozinha, tudo de forma integrada; e a área mais externa, que inclui uma lareira e um banheiro, ambos com grandes janelas de vidro para valorizar a vista da região montanhosa.
Uma solução importante utilizada pela equipe para lidar com o clima montanhoso foi deixar um espaço entre o revestimento de madeira e a estrutura de concreto do local, permitindo uma passagem de ar por detrás da madeira. Desta forma, a umidade e a temperatura do local são controladas naturalmente, algo especialmente importante dadas as condições climáticas nas altas altitudes do resort.
O projeto é composto por 1.112 peças diferentes de madeira curvada, que foram desenhadas por um algorítimo e convertidas em 55 módulos maiores. Cada módulo foi, então, esculpido à mão. A combinação de peças criadas algoritmicamente com o trabalho artesanal na madeira criou um espaço único e altamente customizado.