O espaço estava desativado desde a Primeira Guerra Mundial. Em 1973, o arquiteto espanhol Ricardo Bofill descobriu o local e resolveu dar uma nova cara ao espaço
Em 1973, o arquiteto espanhol Ricardo Bofill descobriu uma fábrica de cimento abandonada. O complexo com mais de 30 silos, localizado em Barcelona, havia fechado durante a Primeira Guerra Mundial. Desde então, o espaço repleto de galerias subterrâneas e salas de máquinas enormes havia se deteriorado por completo.
Apesar disso, Bofill se encantou com a antiga fábrica e resolveu transformá-la na sede de seu escritório, o Taller de Arquitectura. Foram dois anos de obras para reconstruir o local. O primeiro passo foi demolir parte da estrutura para deixar o concreto e vigas aparentes. Em seguida, o arquiteto deu início ao processo de cobrir os espaços com plantas. Esse é um trabalho que permanece até hoje.
A La Fábrica, como é chamada, substituiu as chaminés industriais, que uma vez encheram o ar de fumo, por vegetação exuberante. Um belo exemplo das transformações que resultam do pensamento criativo.
POR JULYANA OLIVEIRA
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arquitetura