Escrito por José Tomás Franco | Traduzido por Eduardo Souza
Embora qualquer projeto arquitetônico deva garantir o bem-estar e a segurança de seus ocupantes, os espaços hospitalares devem ser especialmente saudáveis, pois serão utilizados principalmente por pessoas propensas a adoecer ou piorar sua condição inicial. Por esse motivo, seu projeto não deve apenas apoiar procedimentos médicos e permitir seu desenvolvimento em condições ideais, mas também garantir que o ambiente seja mantido estéril e limpo o tempo todo.
A superfície sólida Krion®, desenvolvida por Porcelanosa Grupo, é um material aveludado ao toque, semelhante à pedra natural, que inclui propriedades avançadas que impedem a proliferação de bactérias e fungos.
Esse tipo de superfícies sólidas pode ser usado em paredes internas e externas e no design de móveis, como bancadas, mesas de trabalho e equipamentos para banheiros e cozinhas.
Há aditivos que fornecem propriedades antibacterianas aos diferentes materiais, liberando agentes químicos da superfície para atacar bactérias circulantes ou enxertando-os sobre ela para impedir a aderência de bactérias à superfície.
É importante, portanto, analisar a composição dos materiais e produtos disponíveis e preferir aqueles que apresentam propriedades antibacterianas com base em sua própria composição, como identificamos anteriormente nas superfícies Krion®.
Os benefícios dos materiais antibacterianos aplicam-se a todos os tipos de projetos e, devido à variedade de acabamentos, cores e texturas, são cada vez mais aplicados em interiores residenciais e até em edifícios culturais, hotéis, restaurantes e espaços públicos. Em qualquer um dos casos, sempre recomendamos investigar os componentes dos materiais e produtos especificados, dando ênfase especial a testes e ensaios científicos que garantam sua ação eficaz contra microorganismos patogênicos, de acordo com vários padrões internacionais.
Matéria Completa no site: https://www.archdaily.com.br/br/938311/a-importancia-das-superficies-antibacterianas-na-arquitetura?